Educar

Desde sua criação, a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) adotou como metodologia de trabalho a Pedagogia da Alternância, que consiste na construção do processo educacional em espaços e tempos diferenciados, abrangendo os aspectos humanitário, social, ético e ambiental.

Na CFR-PTN, intitula-se como alternância um período de três semanas de atividades. No tempo escola – o(a) jovem permanece na instituição de ensino em período integral, com aulas teóricas e práticas. No tempo comunidade – o(a) jovem desenvolve o plano de estudo, aplica os conhecimentos adquiridos na propriedade da família e é estimulado(a) a compartilhar o aprendizado com sua comunidade.

Produzir

Com foco na formação contextualizada e tendo como princípio a educação pelo trabalho, a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) apoia o(a) jovem na implantação de Projetos Educativos-Produtivos (PEPs). Na prática, as atividades realizadas nos PEPs – módulos de até 2 hectares de uma determinada cultura – estimulam o desenvolvimento de competências aplicadas à agricultura.

Com auxílio direto da unidade-família, sobretudo no que diz respeito à mão de obra, e o acompanhamento técnico dos monitores e assistentes educadores para uma produção com qualidade, o(a) jovem coloca em prática nas áreas produtivas os conhecimentos adquiridos na escola. Além disso, os PEPs também proporcionam ampliação de renda da unidade-família do(a) jovem a partir da comercialização da produção.

A iniciativa do PEP é mais uma forma da CFR-PTN contribuir no fortalecimento de uma nova geração de produtores rurais, orientados a partir das boas práticas da agropecuária.

Disseminar

Ao ingressar na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), o(a) jovem é estimulado(a) a exercer seu protagonismo e compartilhar o conhecimento produzido durante a formação escolar com a unidade-família e sua comunidade. O(a) jovem, como agente de transformação local, difunde o saber, sobretudo por meio de seminários rurais, palestras e dias de campo.

A troca de conhecimentos gerada nas ações enriquece o processo educacional, estabelece maior conexão do jovem com sua comunidade e impulsiona o desenvolvimento local, uma vez que propaga novas tecnologias e promove a educação ambiental nas comunidades.

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