Casa Familiar realiza culminação do projeto Conhecimento em Ação

Para celebrar a culminância do Projeto Conhecimento em Ação, a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) recebeu, na última quinta-feira (31.10), mais de 300 pessoas, entre jovens das três turmas em formação e alunos de mais 5 escolas do município. Organizado em formato de feira, o evento ocorreu durante todo o dia e possibilitou que os participantes refletissem o tema “Saberes e fazeres: uma integração entre teoria e prática”.

“Com um foco interdisciplinar, o projeto envolve todos os componentes que integram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), objetivando compartilhar com a nossa comunidade escolar e convidados, as ações desenvolvidas pelas três turmas em formação na nossa escola durante o ano letivo” disse Fabiana Barreto, assessora pedagógica da CFR-PTN.

Jamile Menezes, arte-educadora e escritora, conduziu o momento formativo sobre a importância de fomentar as múltiplas habilidades no cotidiano dos educandos apresentando o seu livro “As escolas de Joana”. No livro infantil, a autora valenciana retrata a sua história a partir de uma personagem de 8 anos que teve uma infância rural. “A gente vive em um mundo muito desigual e quando conseguimos fazer um livro, contando a história da gente, valorizando a nossa ancestralidade, apresentamos um pouquinho desse pertencimento e dessa identidade para quem ler. Então, o livro As escolas de Joana é meu projeto de vida, porque nele eu conto a minha história, a história dos que vieram antes de mim, da minha família, a história da minha região, e consigo unir os trabalhos que gosto de fazer, que é contação de história, ilustração…”, enfatizou Jamile.         

Logo após a palestra, iniciou-se o momento de visitação aos estandes, montados e apresentados pelos jovens da Casa, que abordaram temáticas como meio ambiente, sustentabilidade, jogos, arte, identidade, pedagogia da alternância, agricultura familiar e saberem que transformam.

“Participar do Conhecimento em Ação foi uma experiência incrível que superou minhas expectativas. A integração entre teoria e prática proporcionou aprendizados valiosos e muitos momentos enriquecedores de troca de conhecimento com os visitantes. Já estou ansiosa para a próxima edição”, comentou Gisele Serafim, aluna do 1º ano e mestre de cerimônia do evento.

Rolar para cima