CFR-PTN conquista novos parceiros

19/03/2019 

Fundação Telefônica Vivo e Banco do Nordeste se tornaram apoiadores da Casa Familiar em 2019

Aos 17 anos, Gustavo Nascimento já vê na apicultura uma oportunidade de negócio. Morador do município de Wenceslau Guimarães, no Baixo Sul da Bahia, ele começou a se dedicar à cultura do mel a partir do que vem aprendendo na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), escola de ensino médio integrado ao técnico em Agropecuária onde cursa o 3º ano. “Uma das minhas metas é expandir meu apiário e produzir mais. Quero trazer um produto diferente para a região onde moro”, diz.

image

Gustavo Nascimento, aluno do 3º ano da CFR-PTN

A Casa Familiar Rural onde o jovem estuda – uma das instituições apoiadas pela Fundação Odebrecht por meio do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS) – oportuniza que adolescentes tenham acesso à uma educação de qualidade, voltada à realidade do campo e da agricultura.

Em 2019, a CFR-PTN conquistou dois parceiros que aportarão recursos para viabilizar as ações realizadas com jovens como Nascimento: a Fundação Telefônica Vivo (FTV), que passa a apoiar a Casa pela primeira vez, e o Banco do Nordeste (BnB), que já foi apoiador da instituição no passado e renova a aliança este ano. Com os recursos captados, a CFR-PTN poderá reforçar suas ações educacionais, que estimulam adolescentes a assumirem posturas de protagonismo e empreendedorismo no campo.

image

Parcerias beneficiarão alunos da instituição e suas famílias e comunidades no Baixo Sul da Bahia

O projeto que a Casa Familiar inscreveu nos dois editais foi chancelado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) da cidade de Presidente Tancredo Neves. “Nosso Conselho tem como missão assistir crianças e adolescentes a terem acesso aos seus direitos e a políticas públicas. A Casa Familiar representa um divisor de águas, pois através das ações que desempenha com os jovens, vemos o crescimento socioeconômico da região”, comenta Valquírio Nunes, representante do CMDCA do município.

O edital da FTV prevê o aporte de R$ 80 mil, mesmo valor que será destinado à CFR-PTN pelo Banco do Nordeste. Esses montantes, que têm previsão de serem recebidos em março de 2019, serão utilizados para ajudar a custear as despesas da Casa Familiar, como recursos humanos, transporte escolar e aquisição de insumos agrícolas utilizados pelos alunos. “Não é só um valor que será internalizado para formação de jovens, mas é a chegada de novos parceiros que conheceram nosso trabalho e reconheceram a importância da escola”, salienta Quionei Araújo, diretor da CFR-PTN.

Matéria disponível em:https://www.fundacaoodebrecht.org.br/noticias/2019/03/19/cfr-ptn-conquista-novos-parceiros.html 

Rolar para cima