Na manhã da última segunda-feira (15), a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) realizou a aula inaugural da vigésima turma. O evento, que marca o início do ano letivo e tem como objetivo acolher os novos alunos da instituição, contou com um público de mais de 120 pessoas.
Thales Lima, diretor da CFR-PTN, acolheu os alunos do curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio e seus familiares manifestando a sua alegria pelo ingresso de mais uma turma na instituição e ressaltou que o trabalho diferenciado que a escola faz é resultado da união de pessoas e instituições que acreditam no poder transformador da educação contextualizada ao campo.
Representando o Conselho Deliberativo da Casa, José Cerqueira relembrou aos presentes sobre o processo seletivo 2024 e os desafios já superados por cada jovem que escolheu a CFR-PTN como instituição de ensino, além de também sinalizar a importância da Casa para o território de atuação. “No Baixo Sul da Bahia, a CFR-PTN é uma oportunidade única, pois é excelência em educação. Sou suspeito para falar da Casa e de sua equipe por ser um admirador da instituição. Tenho orgulho em dizer que meu filho estuda aqui e tenho certeza que cada unidade-família aqui presente terá muito orgulho também”, afirmou.
Outro depoimento que os novos alunos escutaram foi o de Lorena Ferreira, estudante do 3º ano de formação, turma 18, que relatou sobre sua experiência enquanto discente da instituição. “Espero que vocês aproveitem muito esses três anos de formação, pois eles passam muito rápido. Também desejo que estejam dispostos para receber todo conhecimento que a CFR-PTN oferece e já saibam que a Casa Familiar é um lugar transformador, que não só me mudou como pessoa, mas também mudou muito a minha perspectiva de futuro”, disse. E ainda acrescentou: “peço que façam valer a pena essa oportunidade que conquistaram.”
A aula inaugural ainda contou com a participação de Josias Silva, representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Lismar Neves, chefe de gabinete da prefeitura de Presidente Tancredo Neves, Anderson Santos, monitor referência da turma 20, Rosa Baitinga, prefeita de Teolândia, e Fabiana Barreto, coordenadora pedagógica da Casa Familiar.
Alinhamentos
Na mesma manhã, também foi realizada a primeira reunião de pais, educadores e alunos da turma 20. Na oportunidade, Lima apresentou as diretrizes da instituição, as frentes de atuação, a equipe educacional e o objetivo do projeto Jovens Empresários Rurais da Agricultura Familiar. Já os monitores da turma abordaram sobre o programa de ação educacional, gerenciamento produtivo e acompanhamento familiar. Em seguida, Fabiana socializou o protocolo de matrícula e reforçou os pontos abordados pelos educadores enfatizando a importância da parceria entre família e escola.
Durante a reunião, Ariselma Santana, agricultura familiar e mãe da jovem Alessandra Rocha, recém-aprovada para compor a turma 20, relatou que estudar na Casa Familiar era um desejo da filha. “Sou grata por essa oportunidade e afirmo que foi a minha filha que escolheu a CFR-PTN e vontade eu tinha no meu coração que a escolha dela se concretizasse, pois sei que o melhor lugar para viver hoje é no campo”, disse.
Dos 356 alunos inscritos no Processo Seletivo 2024, 55 foram convocados para a 1ª alternância da turma 20 e representam sete municípios da área de atuação da escola.