Embaixadora da Zâmbia no Brasil conhece programa social da Fundação Odebrecht

16/03/2021

Agenda teve o objetivo de apresentar as transformações em curso no Baixo Sul da Bahia por meio do programa social e seu potencial de ser reaplicado

Nos dias 12 e 13 de março, o PDCIS, programa social da Fundação Odebrecht, foi conhecido de perto pela embaixadora da Zâmbia no Brasil, Alfreda Kansembe Mwamba, e suas assessoras de Comércio Exterior e de Imprensa. Idealizada pela Easy Development Consultoria, a agenda teve o objetivo de apresentar as transformações em curso no Baixo Sul da Bahia por meio do programa, e seu potencial de ser reaplicado em outros contextos de desigualdades, a exemplo da Zâmbia, país localizado no sul da África.

Embaixadora da Zâmbia no Brasil conheceu de perto as instituições parceiras da Fundação no Baixo Sul da Bahia

No primeiro dia da viagem, a comitiva conheceu as instalações da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, parceira da Fundação na realização do PDCIS. Sem a presença de estudantes, por conta das medidas de prevenção ao Coronavírus, Thales Lima, diretor da instituição, deu as boas-vindas à comitiva e falou sobre a missão da Casa Familiar. “Há 18 anos, formamos uma nova geração de jovens líderes que compartilham o conhecimento e que vêm mudando a realidade da nossa região a partir da educação que recebem. A Casa Familiar não é apenas para a comunidade, mas é da comunidade”, disse.

Impactada pelo trabalho realizado com jovens da zona rural, que se formam a partir da pedagogia da alternância, passando uma semana em período integral na escola e duas semanas aplicando conhecimentos em suas propriedades, a embaixadora parabenizou a iniciativa e reforçou como seria positivo ter algo semelhante na Zâmbia. “Agradeço a oportunidade de estar aqui e conhecer esse projeto que é muito inspirador, especialmente para mim, pois temos muitos jovens em condições semelhantes. Seria excelente ter um programa como esse em nosso país e mudar a história das pequenas comunidades”, afirmou.

A tecnologia social da Fundação foi apresentada durante a visita

No segundo dia de viagem, em café da manhã oferecido na Serra da Papuã, Cristiane Nascimento, responsável por Sustentabilidade, Parcerias e Comunicação na Fundação Odebrecht, apresentou a estratégia do PDCIS para promoção do desenvolvimento territorial sustentável e o atual momento que a instituição vive. “Disponibilizamos nossa tecnologia social de resultados comprovados para ser adaptada e reaplicada em outros contextos. Queremos contribuir com o desenvolvimento e crescimento de regiões de vulnerabilidades e por isso nos colocamos à serviço de gestores públicos, empresas privadas e suas lideranças, investidores e empreendedores sociais”, disse. Como forma de agradecer a visita, uma réplica da raiz encontrada por Norberto Odebrecht há muitas décadas e que é um símbolo dentro de todo Grupo Novonor foi entregue por Cristiane à embaixadora, que agradeceu o gesto ao afirmar que “simboliza a resiliência dos jovens e o poder que eles possuem de mudar sua realidade para melhor”.

Após o encontro, a comitiva conheceu as instalações da Coopatan, cooperativa agrícola que também é parceira da Fundação na realização do PDCIS, e conversou com Juscelino Macedo, presidente e um dos fundadores da cooperativa. Além de mostrar os grandes resultados alcançados no último ano, a exemplo do recorde de faturamento com a agricultura familiar, Macedo contou sua história de transformação a partir de oportunidades geradas pelo programa social no Baixo Sul da Bahia.

Disponível em: https://www.fundacaoodebrecht.org.br/noticias/2021/03/16/embaixadora-da-zambia-no-brasil-conhece-programa-social-da-fundacao.html

Rolar para cima