Representantes da ICN, Pro Natura e UFRRJ visitam Baixo Sul da Bahia

16/06/2019 

Objetivo foi conhecer de perto as instituições executoras do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS)

Entre os dias 27 e 28 de maio, representantes da Itaguaí Construções Navais S.A. (ICN), Pro Natura e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) estiveram no Baixo Sul da Bahia para conhecer de perto o trabalho das instituições executoras do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), criado em 2003 e coordenado pela Fundação Odebrecht.

A visita foi um desdobramento da participação da Fundação na 2ª edição do Workshop Polo Tecnológico do Mar – realizada em abril em Itaguaí, região metropolitana do Rio de Janeiro, e promovido pela ICN -, durante o qual apresentou sua atuação e demonstrou como a estratégia de promover o desenvolvimento territorial sustentável na região do Baixo Sul se materializa a partir do PDCIS. O objetivo do novo encontro foi aprofundar a troca de experiências entre o programa social e o Polo, projeto da ICN localizado na Baía de Sepetiba, em Itaguaí (RJ), e que visa buscar soluções sustentáveis e sinérgicas entre indústrias presentes no local e a comunidade do entorno.

Inspiração

Fabio Wanderley, Superintendente da Fundação, recebeu os visitantes no Escritório Odebrecht Salvador (EOBA), na capital baiana, onde dialogou sobre conquistas e desafios da instituição. “Atualmente, o foco está no aprimoramento do PDCIS, tendo como base o resultado da Avaliação de Impactos do nosso Programa. Estamos estudando formas de sistematizar o modelo dessa iniciativa, entendendo o seu potencial de transformar positivamente a vida dos beneficiários”, explicou.

Superintendente da Fundação Odebrecht apresentou o trabalho da instituição em reunião realizada em Salvador (BA)

Após o encontro na EOBA, o grupo seguiu para a sede da Organização de Conservação da Terra (OCT), localizada em Ibirapitanga, no Baixo Sul, onde assistiu a uma apresentação sobre o trabalho que a OCT realiza com agricultores familiares da região, estimulando práticas agroecológicas e a conservação dos recursos naturais.

Conheceram também a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) e a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), ambas em Presidente Tancredo Neves (BA), e conversaram diretamente com os beneficiários. Renata Silva, aluna do 3º ano da CFT-PTN, comentou sobre a importância compartilhar o modelo educacional da escola. “É gratificante receber a visita de pessoas que querem conhecer nossas atividades mais de perto. A Casa se tornou um modelo de referência e isso faz com que outros jovens também possam ser apoiados de forma parecida. Acredito que, assim, estamos fortalecendo a agricultura familiar”, disse.

Representantes da ICN, Pro Natura e UFRRJ em momento de integração com alunos da CFR-PTN

Para Vinicius Leite, coordenador de projetos da ICN, foi um momento rico de troca de experiências e inspiração. “O Polo Tecnológico do Mar objetiva a integração das ações já em andamento pelos diversos atores que atuam na Baía para desenvolver de forma sustentável as comunidades locais. Ao chegar no Baixo Sul, fiquei impressionado, principalmente com a desenvoltura e as expectativas dos estudantes da Casa Familiar. É muito interessante o orgulho que eles têm de pertencer ao campo e almejar dar continuidade ao trabalho das suas famílias. Queremos estimular isso na região onde atuamos”, pontuou.

Matéria disponível em: https://www.fundacaoodebrecht.org.br/noticias/2019/06/04/representantes-da-icn-pro-natura-e-ufrrj-visitam-baixo-sul-da-bahia.html 

Rolar para cima