Resultados 2020

12/05/2021

Com aulas remotas, a escola deu continuidade ao trabalho formativo de 128 jovens rurais

Para a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN),
o último ano letivo foi de muitos desafios. Mas, também, de muita superação.

Mesmo com a suspensão das aulas presenciais devido
à pandemia da Covid-19, a escola se manteve firme na missão de promover
educação profissional de qualidade a jovens agricultores, estimulando sua
permanência no campo, com foco na agricultura familiar.

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Em março de 2020, a CFR-PTN adotou o sistema remoto de ensino. Na foto, Larissa de Jesus, turma 15, desenvolvendo suas atividades educacionais em casa.  

Segundo
Thales Lima, diretor, os desafios enfrentados uniram ainda mais a equipe em
prol do propósito da instituição. “Apesar
das dificuldades e do cenário atípico, conseguimos nos manter conectados aos
jovens, enfrentar os obstáculos, executar o nosso trabalho e gerar
muitos resultados positivos”, afirma.

Confira os
principais indicadores, por frente de atuação, e destaques da instituição:

Educação para o Desenvolvimento Sustentável: 

Com 128 alunos no Ensino Médio integrado ao Técnico em
Agropecuária, a unidade de ensino promoveu 4.600 horas de aula, 57 oficinas de
incentivo à leitura, mais de 1.800 acompanhamentos pedagógicos e, no final do
ano letivo, alcançou o resultado conceitual ótimo para as quatro turmas em
formação.

“A CFR-PTN sempre prezou por uma educação de qualidade e os
resultados refletem o esforço incansável de toda comunidade escolar. Juntos, transformamos os desafios em possibilidades, nos reinventamos, desenvolvemos novas
competências e habilidades, centrados na realização das diversas tarefas, sem
deixar nenhum jovem para trás”, enfatiza Fabiana Barreto, assessora pedagógica.

Desenvolvimento Econômico:

Com foco na formação contextualizada, tendo como princípio a educação
pelo trabalho e prezando pela
diversificação produtiva, a escola estimulou os alunos, com assistência técnica
e fornecimento de insumos, a implantarem 252 Projetos Educativos-Produtivos
(PEPs), em uma área total de 193 ha.

A
partir das experiências dos PEPs, os estudantes colocam em prática os
conhecimentos absorvidos na unidade de ensino e desenvolvem competências aplicadas à agropecuária. Só em 2020, mais de 1.600 t
de alimentos

foram produzidas

pelos jovens, possibilitando uma renda média mensal para as
unidades-família em processo de faturamento de R$ 1.815,57.

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Bruno Andrade, aluno da turma 16, em seu PEP de banana implantado em março de 2020 

Conservação
Ambiental: 

Estimular,
a partir das ações educacionais, o uso racional dos recursos naturais também é
uma prioridade da escola. “A CFR-PTN sempre buscou
despertar em seus alunos a consciência ambiental e estimular a preservação,
visando a sustentabilidade dos processos e, por meio da produção qualificada, a
segurança alimentar”, ressalta Lídio Sampaio, assistente educador.    

Dessa
forma, mais de 80% das propriedades rurais dos alunos estão com o cadastro ambiental
atualizado, 20 hortas orgânicas caseiras foram
implantadas e, em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB), 14 unidades-família passaram a ter acesso a um sistema de saneamento básico, a partir do projeto de implantação de fossas sépticas ecológicas.  

Cidadania
e Governança:

A atuação
em rede proposta pela escola visa, principalmente, fortalecer as atividades da
instituição e os direitos dos adolescentes beneficiados. Nessa perspectiva, a
CFR-PTN captou mais de R$ 336.000 em recursos e
realizou 10 ações em parceria com a Cooperativa
de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan). Além disso, em
combate à pandemia da Covid-19, doou
106 kits de higiene, 124 cestas básicas, 3.030 máscaras e 4.588 vasos de álcool
para os alunos e comunidades atendidas.  

Coesão e Mobilização
Social:

Ao ingressar na Casa, cada aluno é estimulado
a ampliar o senso de pertencimento ao meio rural, fortalecer a autoestima, desenvolver
seu protagonismo juvenil, compartilhar com a família e comunidade os
conhecimentos produzidos.

No último ano letivo, a difusão e troca de saberes
ocorreram, sobretudo, através de ações multiplicadoras. Foram realizados 137
encontros (presenciais e virtuais) que abordaram temas da atualidade e referentes
ao meio rural. “A realização das ações é muito importante para disseminar conhecimentos
de diversas áreas. Elas contribuem com o desenvolvimento das comunidades,
propagam inovações tecnológicas e incentivam a participação social. É motivador
saber que nossas atividades atingiram 74 comunidades e mobilizaram mais de
6.000 pessoas”, disse Mateus Damasceno, estudante do 3º ano, que liderou 13
ações em 2020.  

Destaques

A
unidade de ensino ainda alcançou outros resultados que evidenciam a importância
do trabalhado realizado: foi finalista do Prêmio Juventude Rural Inovadora na
América Latina e no Caribe
, na categoria Educação. Teve seu projeto de formação
de adolescentes rurais selecionado pelo Criança Esperança, iniciativa da Rede
Globo em parceria com a UNESCO, e foi pauta do programa É de Casa, da Rede
Globo.  

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A participação de Magnison Santos, aluno da turma 14, ocorreu no quadro Viva o Verde

“Mesmo em
um ano extremamente desafiador, intensificamos as estratégias de captação de
recursos, de visibilidade dos trabalhos desenvolvidos, de atuação em busca de
novos parceiros/investidores que pudessem fomentar nossas atividades
educacionais e, graças ao trabalho de muitas mãos, finalizamos 2020 com êxito”,
explica Aletícia Melo, responsável pela área de parcerias sociais.

Para saber mais sobre a retrospectiva do último ano letivo, assista aos vídeos a seguir:

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