20 anos da CFR-PTN: depoimento de Joana Almeida

“Quando eu penso na história da CFR-PTN, eu tenho um sentimento de ‘potência’. Potência em relação ao que acreditamos e conseguimos transformar, de que a jovem agricultora e o jovem agricultor têm papel primordial na reinvenção do mundo, juntos, de forma equânime com igualdade de oportunidades. Nessa perspectiva,a CFR-PTN buscou enxergar o Jovem como coprodutor do conhecimento, como fonte de iniciativa (ação), liberdade (opção) e compromisso (responsabilidade), favorecendo espaços para a participação dos mesmos, individualmente ou em grupo, na solução de problemas reais no contexto escolar ou sociocomunitário.

Há 23 anos eu me mudei para o Baixo Sul mobilizada pela questão do Desenvolvimento Sustentável, uma Aliança com os e as Adolescentes. Foi preciso uma ampla mobilização em regiões do Nordeste Brasileiro e formar times de Educadores Sociais. E o que a gente mais escutava era depoimento de estudantes tímidos ao entrar na sala de aula em muitas escolas por serem “reconhecidos com os pés sujos de lama ao chegarem da roça”. Hoje isso já reduziu bastante e não existe mais em algumas regiões, a mudança de paradigma é enorme pelo trabalho dos povos do campo. Então, se tem algo evidente nessa caminhada e que nos anima é o envolvimento de muitas famílias em suas comunidades e associações.

Olhando para a evolução e desafios nos municípios, especialmente para a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, onde começou a educação do campo focada na Pedagogia da Alternância, é uma inspiração e vale ressaltar a escolha assertiva, responsável pela Educação Profissional Técnica dos jovens agricultores e das jovens agricultoras. Isso é uma mudança de paradigma que tem uma arquitetura curricular integrada, construída para as referidas finalidades e segue sendo revisitada para que os estudantes aprendam e pratiquem transformando suas potencialidades em capacidades, competências e habilidades durante e após o curso em seus Projetos de Vida. A educação técnica de nível médio integrada ao ensino médio requer concentração, engajamento, responsabilidade e desta forma, os e as Educadoras vivenciam uma formação continuada e colaborativa na perspectiva do impulso ao Protagonismo Juvenil – Jovens como fonte de iniciativa e compromisso.

Nessa jornada, temos um grande apoio da Fundação Norberto Odebrecht e sempre tivemos apoio incondicional do Dr. Norberto Odebrecht, que acreditou na educação, no jovem empresário rural. Lembro das suas palavras como música dias antes de falecer, “não deixe de olhar para essa Casa/ Escola” e me mostrou a foto da marca e paisagem – Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, um novo horizonte!

O aniversário de 20 anos da CFR-PTN é motivo de celebração para os jovens, famílias, comunidades, redes, para nós educadores e gestores, para a educação no Brasil porque foi com muita coragem e muito desprendimento que pessoas se dedicaram à pedra fundamental da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, que é aquilo que fica: a educação profissional técnica, que capacita e que reconhece que esses e essas jovens podem sim! Que eles e elas são e serão técnicos e técnicas na área de agropecuária, estendendo para as outras Casas que depois seguiram o mesmo processo evolutivo.”

Joana Almeida
Coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Corpo Docente das CFRs do Baixo Sul da Bahia
Coordenadora Regional-Bahia | Rede PEA-UNESCO, Brasil

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