CFR-PTN participa de evento internacional

De 04 a 11 de abril, Fabiana Barreto, assessora pedagógica, Wderlan Viana, educador, e Deraldo Neto, coordenador administrativo financeiro, representaram a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo do Neves (CFR-PTN) no Encontro Internacional da América Latina e Caribe das Casas Familiares Rurais (CFRs), realizado em Alpestre, Rio Grande do Sul. 

Promovido pela Casa Familiar Rural de Alpestre e a administração municipal, em parceria com a União Nacional das Maison Familiale Rurale (UNMFREO) da França e com a Associação das Casas Familiares Rurais do Estado do Rio Grande do Sul (ARCAFAR-RS), o encontro, que faz parte de um programa de cooperação internacional com a participação da Agência Francesa de Desenvolvimento, reuniu representantes de Casas Familiares da França, Brasil, Colômbia e Haiti com o objetivo de discutir ações para o fortalecimento das CFRs implantadas nesses países. 

Intercâmbio

Durante a programação ocorreram visitas às CFRs da região, à propriedade de jovens em formação, debates sobre o trabalho em rede e acompanhamento das atividades desenvolvidas pelas instituições que já fazem parte do programa internacional. Além disso, também foram desenvolvidas dinâmicas de estudo e partilha para avaliação e construção de uma plataforma de mutualização de conhecimentos entre as Casas.

Para Wagner Bohn, diretor da CFR de Alpestre, o evento promoveu uma importante conexão para o fortalecimento do movimento das Casas Familiares.“Não estamos falando só de cooperação ou intercooperação entre Casas. A partir de eventos como esse, construímos relações de amizade e estreitamos laços, pois sabemos que temos muito a contribuir um com o outro para a evolução das Casas. Enquanto o movimento da CFR de Alpestre está bem, eu tenho que pensar que as outras Casas também precisam estar bem e ajudar”, disse ele.   

Partilha 

Na oportunidade, Deraldo Neto e Fabiana Barreto apresentaram o trabalho desenvolvido pela CFR-PTN no Baixo Sul da Bahia, na perspectiva de que os relatos compartilhados em 21 anos de atuação pudessem contribuir com a rede internacional.

“As experiências vivenciadas na CFR-PTN, bem como a excelência em que esse cenário se constrói, devem ser compartilhadas cada vez mais e, durante o evento, foi possível socializar sobre a grandiosidade desse projeto transformador de realidades. Prova disso foi o interesse demonstrado pelos representantes de outras instituições presentes no momento, o que nos impulsiona a sermos ainda mais cúmplices e disseminadores do trabalho da Casa”, ressaltou Wderlan. 

Desafios 

Após mais de uma semana de estudo e avaliação das atividades desenvolvidas, foi possível definir os principais desafios e estruturar novas agendas para a continuidade do trabalho em conjunto. Segundo Fabiana, “a imersão serviu para reforçar a importância do trabalho em rede e a necessidade da estruturação da ARCAFAR-BA para, em parceria com a União Nacional das Casas Familiares Rurais, promover novas formações, potencializar ações e desenvolver intercâmbios entre as CFRs, visando a continuidade dessa aproximação que, a princípio, já tem gerado bons frutos”.

Rolar para cima