Educadores da CFR-PTN participam de encontro formativo em Salvador   

Nos dias 04 e 05 de abril, educadores da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) participaram do Primeiro Encontro Formativo das Casas Familiares Rurais da Bahia: Diálogos sobre vivências na Pedagogia da Alternância. O evento, promovido em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC), aconteceu em Salvador e reuniu também representantes da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), da Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia (CFAF), da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA) e da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA).

“Ter as três Casas Familiares reunidas, compartilhando suas experiências e fortalecendo a comunicação com o Governo do Estado e com as redes de Escolas Famílias Agrícolas atuantes na Bahia é motivo de alegria para todos nós. Tenho certeza que estamos construindo importantes conexões para o fortalecimento do nosso trabalho no Baixo Sul”, afirma Thales Lima, diretor da CFR-PTN.

Durante o primeiro dia, a atividade formativa foi conduzida por Poliana Reis, diretora de Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais da SEC, e contou com a participação de Gabriel Troilo, coordenador de Educação do Campo da SEC, e de Uilson de Souza, coordenador da Educação Escolar Quilombola da SEC, a partir do tema “Educação do campo na Bahia: ações, avanços e parcerias do Estado com Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e Casas Familiares Rurais (CFRs)”.

Para Katiane Gomes, educadora da CFR-PTN, investir em formação continuada é contribuir para a educação de qualidade. “Encontros como esse nos aproxima da nossa prática, desperta o nosso olhar para a grandeza do trabalho que vem sendo feito pelas CFRs e EFAs, tendo como base a Pedagogia da Alternância. Nos desperta também para o que precisamos melhorar enquanto escola”, sinaliza ela.

Já no segundo dia, as ações foram desenvolvidas por meio de três painéis formativos: 1.  Pedagogia da Alternância, Educação do Campo e protagonismo juvenil, ministrado por Crispim Ribeiro, diretor-presidente da REFAISA, José Nivaldo, secretário executivo da AECOFABA, e Iracema Lima, integrante do Fórum de Educação do Campo; 2. Programas da Secretaria da Educação da Bahia, socializado por Rosilene Cavalcante, superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC; e 3. Currículo das EFAs e CFRs e Pedagogia da Alternância, conduzido por Tiago Pereira, coordenador das Ações de Combate à Fome no estado.

“O Primeiro Encontro Formativo das Casas Familiares serviu para a gente enaltecer as especificidades, as particularidades que as Casas têm no sentido de valorizar, não de fragmentar. É mais uma forma de fortalecer a Pedagogia da Alternância e valorizar essas particularidades. Nossa expectativa era essa e foi, de fato, atendida”, ressalta Poliana.

Também marcaram presença no evento Rowenna Brito, chefe de gabinete da SEC, Rute Maria Rocha, assessora pedagógica da AECOFABA, e Joana Almeida, membra do Comitê de Coordenação Nacional da Rede PEA Unesco.  

Rolar para cima