CFR-PTN realiza culminância do projeto Conhecimento em Ação

Ocorreu na sexta-feira (05.11), na sede da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), a culminância do projeto Conhecimento em Ação. No formato de feira educacional e com proposta multidisciplinar, o projeto pedagógico foi desenvolvido no terceiro ciclo letivo, envolveu todos os componentes integrantes da base curricular da escola e buscou socializar com a comunidade os trabalhos feitos pelas turmas ao longo do ano.

A partir do tema norteador “Identidade, Meio Ambiente e Protagonismo Juvenil”, as três turmas em formação, divididas em áreas do conhecimento, pesquisaram, produziram saberes e compartilharam informações a partir de atividades diferenciadas que trabalharam a conscientização dos jovens e desenvolveram estratégias de preservação ambiental e valorização da identidade.

   Para Ioná Santana, professora universitária que fez a conferência de abertura, discutir a Década Internacional de Afrodescendentes, tema de sua apresentação, é indispensável no contexto atual, sobretudo para fortalecer a identidade dos jovens em formação, majoritariamente pretos e pretas e também quilombolas. “Nosso desejo é que a Década Internacional de Afrodescendentes seja marcada por um mote de atitudes no dia a dia, nas políticas públicas, na responsabilidade educacional de cada um e na rotina de crianças e jovens para que o futuro seja diferente do passado e do que nosso presente revela”. Nessa perspectiva, ela ainda acrescentou que “falar com jovens, convidados, educadores e com a equipe profissional da escola foi muito especial porque vivemos um momento de renovo em nosso país e a gente espera que o amor, a igualdade, o respeito à diversidade prevaleçam e que dias melhores cheguem para todos e todos”.

Já para Fabiana Barreto, assessora pedagógica, para além de todo aprendizado educacional e mobilização interna, o projeto fortalece também as relações institucionais com as demais escolas situadas no entorno da CFR-PTN. “A culminância do projeto Conhecimento em Ação foi uma ótima oportunidade para celebrar nosso fazer pedagógico e compartilhar os frutos das experiências educacionais dos nossos jovens com os alunos de ensino fundamental das escolas que estão situadas no entorno da Casa Familiar, principal público do evento. E, vale salientar que, muitos desses alunos só nos conhecem por meio de atividades como essa e é a partir daí que despertam o interesse pela formação futura aqui na Casa”.

A feira educacional, que voltou a ser realizada após dois anos de pandemia, teve duração de 6 horas, contou com a participação de três escolas do município de Presidente Tancredo Neves e recebeu mais de 170 convidados.  

Saiba mais

Confira o que foi produzido por cada ano de formação:  

1º ano:

  • LINGUAGENS: Exposição de histórias em quadrinhos, painel fotográfico de ações sustentáveis dos jovens nas comunidades, artesanato com reciclagem, rap sobre a questão racial e apresentações de cordel e capoeira.
  • HUMANAS: Apresentação do painel interativo com personalidades negras que refletem sobre a temática do racismo, exposição de livros das literaturas negra e indígena e socialização de provérbios africanos.
  • EXATAS: Dinâmica sobre velocidade média a partir de práticas agrícolas.   
  • CIÊNCIAS DA NATUREZA: Exposição de maquetes sobre manejo e conservação do solo.

2º ano:  

  • LINGUAGENS: Apresentação de poemas e contos contemporâneos.
  • HUMANAS: Apresentação de cordel relacionado com a pauta antirracista e socialização do manual antirracista elaborado pela turma.
  • EXATAS: Experiências sobre grandezas diretamente proporcionais associadas às práticas produtivas no campo
  • CIÊNCIAS DA NATUREZA: Exposição de caixas entomológicas e protótipo de pulmão.

3º ano:  

  • LINGUAGENS: Exposição e releituras de obras da literatura contemporânea, divulgação dos dados do Projeto Jovem Leitor da CFR-PTN e pirâmide alimentar.
  • HUMANAS: Apresentação da linha do tempo humana com os principais destaques da evolução da luta contra a discriminação racial no Brasil.
  • EXATAS: Maquete apresentando as formas geométricas aplicadas ao campo.
  • Ciências da Natureza: Protótipo de DNA, vacinação e exposição da produção de ureia agrícola. 
Rolar para cima