CFR-PTN realiza evento para alunos do 2º ano das Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia

Para falar sobre a importância da “Ciência na Agricultura Familiar”, a partir de estudos referenciados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que elegeu 2022 como o ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) sediou, na última sexta-feira (27), a primeira edição deste ano do Seminário Integrado de Educação Profissional (SIEP) das Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia.

O evento, que reuniu alunos das três instituições de ensino, foi dedicado aos jovens do 2º ano, que durante o primeiro ciclo letivo trabalhou com a temática norteadora do encontro. “O SIEP proporciona muita interação e o tema abordado é de grande importância. Acompanhei os jovens na confecção dos materiais e eles estavam empenhados e, assim como eu, com uma expectativa enorme”, sinalizou Luis Coelho, monitor da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFRI).

Para Joana Almeida, coordenadora da Rede PEA-UNESCO na Bahia, o evento marca a retomada das atividades presenciais, de forma integrada, com os alunos das Casas. “É uma alegria enorme estar aqui com os jovens do 2º ano das três Casas Familiares no primeiro SIEP presencial depois de dois anos de atividades remotas. A gente vem trabalhando a [importância da] presença e sentir todos presentes, ter esse tempo para ficarmos juntos, percebemos a alegria deles como uma turma só, aqui na CFR-PTN, onde tudo nasceu, onde a essência pulsa, como também pulsa nas outras Casas, me deixa muito feliz”, disse. 

Metodologia de trabalho 

Durante a manhã, após a acolhida, os alunos participaram de um momento formativo com Zalmar Gonçalves, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, que abordou sobre Ciência na Agricultura – metodologia científica/experimentos: possibilidades e desafios. Para ele, o SIEP foi uma oportunidade de apresentar aos alunos como a conexão entre ciência e agricultura familiar é forte. “É importante mostrar para os jovens em formação que tudo que eles têm acesso na escola, tanto a parte prática, quanto a teórica, envolve a ciência e pode ser aplicado nas propriedades deles’, ressaltou.   

Em seguida, na dinâmica de oficinas e divididos em grupos, os participantes debateram sobre “Biologia e Saúde”, “Elementos Químicos na Agricultura”, “Matemática no Cotidiano do Produtor Rural” e “Física na Agricultura”.

No turno da tarde, os jovens socializaram os trabalhos feitos ao longo do ciclo e também os materiais desenvolvidos nas oficinas. “Produzir todo material didático gerou uma expectativa muito grande e nós oferecemos o nosso melhor. Estar na CFR-PTN foi uma experiência fantástica e fico com a certeza de que é muito importante a gente ter esse evento que nos possibilita tantas trocas e fazer novas amizades”, argumentou Heloisa Silva, aluna da Casa Familiar Agroflorestal (CFAF). Já Fabiana Barreto, assessora pedagógica da CFR-PTN, enfatizou: “a dinâmica do evento proporciona a todos os envolvidos grandes aprendizados. Planejar e executar com aos alunos as atividades é sempre uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento de forma integrada, além de permitir que a gente vivencie experiências incríveis”.    

Este ano, ainda serão realizadas mais duas edições do SIEP: em 15/07/22, na CFRI, dedicado aos alunos do 3º ano e em 21/07/2022, na CFAF, organizadas pelos alunos do 1º ano.  

Rolar para cima