Casa Familiar forma jovens empresários rurais de sete municípios

A Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) acaba de conceder a mais de 60 jovens rurais, de sete municípios, a certificação técnica em Agropecuária integrada ao Ensino Médio.  

Com o processo de formação a partir da Pedagogia da Alternância e embasado nas dimensões norteadoras educar, produzir e disseminar, os alunos se desenvolvem educacionalmente e são impulsionados, enquanto jovens protagonistas, para o empresariamento rural. 

“É uma alegria encerrar um ciclo formativo tendo a certeza de que tudo foi feito, com muita disciplina e respeito, para que os nossos alunos acessassem uma educação de qualidade e contextualizada ao meio rural”, ressaltou Thales Lima, diretor da escola. E ainda acrescentou:” celebrar as formaturas de mais duas turmas nos enche de orgulho e é uma realização para toda nossa comunidade escolar”.  

Turma 14

O dia 23.04.2022 foi marcado pela solenidade de colação de grau do 4º ano. O evento, que ocorreu na sede da escola, contou com a participação de 32 alunos, dos 35 que finalizaram o curso na turma 14.

Para Luis de Jesus, orador da formatura, os últimos quatro anos foram de conquistas e superação de dificuldades. “A trajetória não foi fácil, mas foi brilhante e mais que necessária. Somos 35 jovens protagonistas, 35 belas histórias para contar” enfatizou ele em seu discurso.  

Além dos jovens e suas famílias, estavam presentes na cerimônia integrantes da comunidade escolar, amigos da turma e o prefeito do município de Presidente Tancredo Neves, Antônio Mendes. 

Turma 15

Em 07.05.2022, foi a vez da turma 15 realizar a colação de grau. A atividade, que também ocorreu na sede da escola, contou com 30 alunos dos 31 que finalizaram o ciclo formativo na turma. Além disso, estavam presentes representantes da comunidade escolar, familiares e convidados, a exemplo de Adalberto Barreto, deputado estadual e paraninfo da turma.

“Se fosse para definir a turma 15 em palavras, eram duas: família e superação. Parece clichê, eu sei, mas essas duas palavras têm grande impacto positivo sobre essa a turma”, disse  Ramom Rodrigues, orador, refletindo sobre o perfil da turma durante o processo de formação.

Também participaram das formaturas, por meio de vídeos, Joana Almeida, representante da rede PEA-UNESCO na Bahia, e Fabio Wanderlei, superintendente da Fundação Norberto Odebrecht.

Rolar para cima