Confira os principais indicadores do primeiro quadrimestre

19/06/2020

Entre os resultados, ganha destaque a readequação das ações pedagógicas devido à pandemia.

Este ano, a Casa
Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) iniciou as atividades
letivas em 20 de janeiro. Desde então, com quatro turmas em processo de
formação no curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, a
instituição tem executado o seu Programa de Ação (PA) – planejamento composto
por prioridades e propostas de resultados acordadas com parceiros e
investidores para 2020.  

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Fabiana
Barreto, assessora pedagógica, durante atividade de acolhida aos jovens das
turmas 15 e 16

No primeiro
quadrimestre, entre as entregas apresentadas pela unidade escolar, destaca-se o
processo de adequação das ações à nova realidade devido ao enfrentamento da
pandemia do coronavírus. “Fomos
impulsionados por uma emergência, mas, apesar de tudo, não estávamos
desprevenidos, pois a arquitetura curricular das Casa Familiar possibilita que a
instituição possa ter seu itinerário formativo integrado e vivo, o que
permitiu sermos ágeis, sem
perdermos a consistência e a profundidade
da pedagogia da alternância”, relata Joana Almeida, mentora educacional.

Com a suspensão
das aulas presenciais, a escola adotou o sistema remoto de trabalho na busca de
dar continuidade a sua missão: promover a educação profissional de qualidade a
jovens agricultores, estimulando sua permanência no campo, com foco na
agricultura familiar. Para os 125 alunos matriculados, as aulas e as visitas de
acompanhamento pedagógico, realizadas de forma presencial até 20 de março, foram
readaptadas. “Quando a escola iniciou o processo de atividades remotas, as
aulas e as visitas de acompanhamento passaram a ser desenvolvidas de forma
virtual. É mais desafiador, mas tenho buscado me habituar”, comenta Giovana Santos,
aluna do 1º ano.

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Giovana Santos, na CFR-PTN, em alternância presencial 

Os jovens em formação, orientados por seus monitores e
assistentes educadores, seguiram com as atividades práticas de empresariamento nas
propriedades. Dessa forma, implantaram 90 Projetos Educativo-Produtivos (PEPs),
com área total correspondente a 69,9 hectares. Também produziram e
comercializaram mais de 456 toneladas de alimentos, resultado que assegurou
renda média mensal de R$ 2.027,90 para as 83 famílias em processo de
faturamento.

Nas formas presencial e virtual, os estudantes realizaram 193
acompanhamentos de unidades-família – atividade que estimula a prática de extensionismo
rural – e nove ações multiplicadoras, que mobilizaram 266 pessoas,
representantes de seis comunidades, com o propósito de disseminar, por meio de
apresentações, oficinas, palestras e dias de campo, conhecimentos de temas ligados
ao campo.  

O período também foi
marcado por sinergias em prol da manutenção das atividades educacionais. Em
março, por meio da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves-BA, ocorreu a renovação
do termo
de parceria
 que contemplou, entre
outros recursos captados via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,
mais de R$ 470 mil provenientes da participação da CFR-PTN em editais da Fundação Itaú
Social
, do Programa Voluntariado Banco do Brasil e do Banco do Nordeste no ano de 2019.


em abril, a escola assinou o termo de colaboração com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia
(SEC-BA), que viabilizou o repasse de mais de R$ 530 mil para pagamentos de
despesas com alimentação, recursos humanos, entre outras. “O nosso município
tem uma instituição formativa de jovens e adolescentes que, além de formar, eleva
ao alto nível a valorização da agricultura familiar, potencializando em si o
incentivo no campo”, ressalta Rosenildo de Jesus, integrante do Conselho
Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Presidente
Tancredo Neves.  

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Jovens
do 3º ano em prática da alternância Cultivo de Pupunha, uma das três viagens de
estudo realizadas antes da pandemia

A CFR-PTN, nos quatro meses de atividade, ainda promoveu 18 oficinas
de leitura, beneficiou mais um estudante com a implantação, em sua propriedade,
de fossa séptica ecológica visando a readequação do sistema de saneamento e
submeteu quatro projetos a editais de premiação e financiamento.

Com o propósito de divulgar
os indicadores para a comunidade escolar, a cada quadrimestre será publicado um
informativo com os principais resultados da instituição. Para ter acesso ao
boletim do 1º quadrimestre, clique aqui.    

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