Mais de 1 mil pessoas foram alcançadas pelos Seminários Rurais da CFR-PTN em 2022

Um número que impressiona: somente em 2022, 1.057 pessoas foram alcançadas pelos Seminários Rurais da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN). Primeira Ação Multiplicadora realizada pelos jovens em formação, os seminários permitem que os alunos iniciem na prática a inserção ativa em suas comunidades, o que contribui para a formação pessoal, social e o exercício da cidadania, base do protagonismo juvenil.

Sob a coordenação da educadora Déborah Santana, as Ações Multiplicadoras são uma importante via de disseminação dos conhecimentos aprendidos pelos estudantes na instituição escolar. Prova disso é que os 35 Seminários Rurais realizados no ano corrente chegaram a 7 municípios e 38 comunidades da área de atuação. Déborah explica: “Ao ingressar na CFR-PTN, a chave de inserção do jovem na comunidade é, de fato, o Seminário Rural. É a partir daí que se desperta ou potencializa o protagonismo do jovem em se sentir pertencente ao meio, um agente de transformação local. Também desperta na comunidade a abertura e a receptividade para o novo e a disseminação de conhecimento ganha vez por meio das ações multiplicadoras realizadas.” Egressa da Casa Familiar, que conhece de perto a essência dos Seminários Rurais, ela ainda acrescenta: “Desde a primeira turma em formação, em 2004, vem-se contribuindo na transformação da realidade de muitas pessoas das comunidades atendidas, deixando lições e aprendizados que, de maneira singular, são adquiridos e praticados de acordo com a internalização de cada um que participa das ações.”

Este ano, de forma particular, a atividade foi desenvolvida pelos alunos das turmas 17 (2º ano) e 18 (1º ano). Para os jovens, apesar de desafiadora, a experiência aproxima e marca a vida estudantil! Elismar Brito, aluno do 2º ano, fala sobre a ação: “Eu e quatro colegas realizamos nosso Seminário Rural na comunidade do Baixão, Presidente Tancredo Neves. Entrevistamos representantes da comunidade e produzimos uma apresentação, com gráficos, destacando os pontos mais importantes das informações recolhidas. Foi muito interessante fazer o seminário, pois nos permitiu conhecer pessoas novas da nossa região e aprender muito com a interação com a comunidade. Apesar do nervosismo e do frio na barriga, é uma experiência única, divertida e alegre”.

Já Anaide Rocha, professora, agricultora e moradora da comunidade Toca da Onça, Presidente Tancredo Neves, que participou da ação dos alunos Roney Brito e Vagner Santos, ressalta a importância da disseminação de conhecimento nas comunidades e do protagonismo juvenil: “O Seminário Rural dos jovens foi muito enriquecedor. Eles explicaram com muita clareza sobre o conteúdo abordado (nossa realidade) e tiraram as dúvidas do público com o apoio dos professores. A ação foi muito bem organizada e fico muito feliz por ver esses jovens se dedicando cada vez mais à agricultura”.

Os próximos Seminários Rurais estão previstos para acontecer no primeiro semestre de 2023.

Rolar para cima