CFR-PTN celebra 21 anos de fundação   

Em comemoração aos 21 anos de fundação, a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves realizou, em 11 de agosto, a edição 2023 do Seminário Microrregional. O evento, que teve uma programação diversa, abordou o tema “A importância da juventude rural para o fortalecimento da agricultura familiar no Baixo Sul da Bahia” e contou com um público de mais de 250 pessoas formado pela comunidade escolar, produtores rurais, jovens egressos, parceiros institucionais, investidores sociais e autoridades dos municípios da área de atuação da escola.  

Mesa de abertura

Durante a abertura do evento, Thales Lima, diretor da Casa, enfatizou sobre a alegria de realizar o seminário em celebração ao trabalho institucional construído a partir da educação contextualizada ao campo no Baixo Sul da Bahia. “Hoje, a nossa comemoração é dupla: celebramos o aniversário da nossa escola e também o dia dos estudantes e nós sabemos o quanto a educação é libertadora e transformadora. É através dessa educação emancipatória que nós estamos contribuindo com o desenvolvimento dos nossos jovens e do Baixo Sul” disse.

Já Josias Silva, que também integrou a mesa enquanto representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Presidente Tancredo Neves, ressaltou como a escola tem contribuído para quebrar paradigmas em relação ao campo como espaço de retrocesso. “Há 21 anos, a Casa Familiar vem mudando o cenário da região e para a gente transformar a nossa realidade, precisamos eliminar crenças que nos limitam e substituí-las por ações que impulsionam o nosso desenvolvimento. E isso a escola tem feito muito bem”, afirmou ele.

Também participaram desse momento, José Cerqueira, presidente da Casa, Joana Almeida, coordenadora regional e membra do Comitê de Coordenação Nacional da Rede de Escolas Associadas da UNESCO no Brasil, Antonio Mendes, prefeito do município de Presidente Tancredo Neves, Rita Cardoso, diretora da Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia (CFAF), Rosa Baitinga, prefeita do município de Teolândia e Francisvaldo Rosa, diretor da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I).   

Palestra

A abordagem do tema do evento foi realizada por João Paulo Aguiar, jovem do Baixo Sul e doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Como pesquisador da temática juventude na agricultura familiar, Aguiar apresentou para o público uma contextualização sobre a juventude rural e a importância da educação do campo. Ele ainda falou sobre políticas públicas para os jovens rurais, diversificação produtiva na agricultura familiar e como o protagonismo juvenil pode ser mola propulsora para o desenvolvimento do campo. “A Educação abre portas e permite que a gente seja protagonista da nossa história. Não deixe que os outros decidam por você, a gente pode transformar a nossa realidade [por meio da educação]”, pontuou.  

Mesa redonda

Compostas por jovens egressos e lideranças rurais, a mesa redonda apresentou histórias de pessoas que tiveram suas vidas impulsionadas pela educação e hoje se realizam na zona rural.     Temas como “O poder do cooperativismo e da mulher no campo”,   “Liderança juvenil e produção rural em assentamento”, “Educação do Campo” e “Jovens do campo e o acesso a políticas públicas”  foram abordados. Ivanete Santos, em seu depoimento, relatou sobre as marcas que a CFR-PTN deixou em sua vida. “Sou jovem egressa da turma 3 e, além de ser produtora rural, atuo como monitora da Casa. Dessa forma, auxilio no processo de transformação de vidas que a formação na CFR-PTN proporciona. O impacto positivo da escola, para mim, é imensurável”, relatou ela.  

Estações produtivas

Durantes as atividades do turno da tarde, que foram executadas pelos estudantes da turma 17, 3º ano, o público visitou seis estações produtivas que abordaram as seguintes temáticas: cultura do cacau, cultura da banana, criação de aves e suínos, cultivo de abacaxi, agroecologia e cultivo de mandioca. Na oportunidade, os jovens compartilharam os conhecimentos adquiridos ao longo do processo de formação na escola sobre as temáticas abordadas. “Participar do Seminário Microrregional deste ano foi um momento ímpar para mim. Como formanda, considero muito importante mostrar a força do jovem do campo como disseminador de conhecimento. A minha turma foi protagonista de toda ação e a dinâmica da atividade superou as minhas expectativas. Sou grata por viver essa experiência”, revelou Josely Santos, aluna do 3º ano.      

  • Confira mais registros do evento clicando no aqui.
Rolar para cima